terça-feira, 23 de novembro de 2010

Metafísica de Aristóteles: teoria da verdade, sabedoria e ciência procurada ( metafísica estudo do ser)

ESCOLA ESTADUAL LOURDES DE CARVALHO/ DISCIPLINA: FILOSOFIA /
PROFESSOR: CLEUBER DA SILVA COSTA

Metafísica de Aristóteles: teoria da verdade, sabedoria e ciência procurada ( metafísica estudo do ser)”

1-o falso e o verdadeiro- a verdade identifica-se com o ser e a falsidade com o não ser. Quanto uma coisa tem de ser, tanto tem de verdade(met. II). o entendimento não cria a verdade; a verdade do entendimento consiste em ajustar-se ao que as coisas são em si mesmas; as coisas enquanto são, sempre são verdadeiras; a sua verdade identifica-se com o ser.
2- Categorias ou Predicados-significa um predicado que se atribui a um sujeito, são 10: substância, lugar, relação, qualidade, tempo, posição, ação, paixão, estado, quantidade.
    3- substância: em grego usia, que quer dizer riqueza, capital, bens, aquilo que se possui, o que esta por debaixo das aparências e subsiste por si mesmo, substância significa o que é em seu sentido verdadeiro, completo e forte é a primeira categoria do ser.
    4- Para Aristóteles a ciência é do universal, do essencial e é antes de mais nada, ciência demonstrativa que faz conhecer as coisas pelas suas causas e princípios . Saber já não é mais discernir ( pré-socráticos) ou definir( Sócrates e Platão). Causas são os possíveis sentidos segundo os quais se pode perguntar por que? a- causa material, aquilo de que algo é feito; b- causa formal é o que informa o que é o ente e faz com que seja o que é;
    c- causa eficiente é quem faz a coisa.
    5- Deus : tudo que é móvel precisa de um motor. A é movido por B, este por C, até quando? Teria de ser até o infinito, mas isso é impossível. Há de haver um primeiro motor . O Deus de Aristóteles é o fim, o telos de todos os movimentos, é por conseguinte, o cume, a realidade, ente cujas possibilidades são todas reais, é a substância plena.
    6-Essência = o que era o ser= aquilo que faz, exprime com que uma coisa seja o que é. Ex: homem animal racional
    *Graus do saber: A- experiência do individual não pode ser ensinada. B-arte ou técnica é mais elevado é um saber fazer. Dá um certo universal. Pode ser ensinada, é superior a experiência. C o saber supremo é o conhecimento: das causas e primeiros princípios, tem por objeto as coisas enquanto são.
    A ciência: o conhecimento científico = Aristóteles conserva o mesmo conceito de ciência dos pré-socráticos e de seu mestre, ou seja um conhecimento fixo, estável e certo. Distingue duas ordens de conhecimento: a-o sensitivo que é verdadeiro, mas não científico, porque está sujeito ao movimento e à mutação das coisas e porque não distingue o substancial do acidental, constitui uma incia que somente chega a opinião , porque carece de necessidade, ainda quando possa ser base de juízos verdadeiros; b intelectivo só ele ode chegar a constituir ciência, capaz de produzir conceitos universais com os caracteres de fixidez, estabilidade e necessidade.
    Propriedades do conhecimento cientifico-
    a- é um conhecimento das essências das coisas, ciência deve responder à pergunta que é e porque é. E expressar em suas definições as essências das coisas.
    b-é um conhecimento das coisas por suas causas. Não basta saber que uma coisa é, mas há que saber também, o que é e porque é.
    c- é um conhecimento necessário. O juízo necessário, próprio da ciência, consiste em saber que uma coisa é assim e não pode ser de outro modo.
    d- é um conhecimento universal . A palavra universal não deve ser entendida no sentido abstrato, nem como contraposto a particular e concreto, mas como equivalente, fixo, imutável e necessário. A definição de ciência é pois, um conhecimento universal das coisas em um mundo de ideias separadas .
    TEORIA ARISTOTELICA DA VIRTUDE- a felicidade não é um presente dos deuses, nem mesmo um produto do acaso, mas é preciso conquistá-la após longo e custoso exercício, pela luta e pela prática da virtude(9EN I 9 10 99 b 15). o homem é um composto substancial( corpo e alma), o composto é sujeito da paixão, de potências, e de hábitos. As paixões são aqueles movimentos do apetite sensitivo que levam consigo prazer ou dor. As potências são aquilo que faz o homem capaz de experimentar as paixões. Os hábitos são qualidades adquiridas, que põem o sujeito em boa ou má disposição ou para senti-las(EN II, 5, 110b20). Em si as paixões não são moralmente boas ou ruins. Os vícios e virtudes são hábitos. A virtude é um hábito adquirido, não brota espontaneamente da natureza, mas ao contrário, é preciso adquiri-la pela repetição de atos, mediante o esforço e a tenacidade na prática do agir bem. A natureza dá, no máximo, certas disposições. A virtude requer esforço e constância. Não basta conhecer o bem para praticá-lo, como também, não basta conhecer o mal para deixar de cometê-lo. a virtude é um ato livre e voluntário que implica conjuntamente a inteligência e a vontade. A virtude é aquela conduta da nossa vontade que acolhe o justo meio, e determina essa mediedade pela razão como costuma determinar um homem prudente ( EM B 6, 11, 06b36). VIRTUDES ÉTICAS : tem por fim expresso, justificar o fato do querer como poder moral, fundamental e diverso do simples saber, visam o domínio da alma sobre o corpo e as suas paixões regulam as potências irracionais, as paixões e sentimentos do homem, requerem exercício, até chegarem a hábitos. Ex: É temeridade atacar um inimigo mais forte, e covardia fugir de um mais fraco, amizade, justiça, caráter, personalidade, generosidade, etc . VIRTUDES DIANOETICAS: constituem a perfeição do intelecto, são: a-o entendimento intuitivo b- a ciência ( episteme) o objeto universal e o necessário, só em nível lógico! c- sabedoria os princípios e as razões das coisas, mais na alma duas principais virtudes a Arte faculdade de produzir , dirigida pela razão verdadeira; a Prudência que consiste em deliberar bem para agir bem quem a possui. 

Nenhum comentário: